O GRUNGE NÃO MORREU!!!

O grunge alcançou a maioridade. E aos 20 anos de vida, continua ativo, emocionando velhos fãs e agregando adolescentes e crianças. O Pearl Jam, um dos nomes mais queridos do gênero que nasceu em Seattle (Estados Unidos), no início dos anos 90, comemora suas duas décadas com filme, CD e livro. Além do documentário "Pearl Jam Twenty" - que passará apenas hoje nos cinemas -, o grupo lança disco duplo e vem ao país em novembro para uma série de cinco shows, dois deles no Estádio do Morumbi.

"Pearl Jam Twenty" é uma colagem de imagens e vídeos raros, que atravessa a história do nome mais bem-sucedido do grunge. Dirigido por Cameron Crowe (de "Jerry Maguire" e "Quase Famosos"), o longa aponta os principais momentos do grupo formado pelos amigos Stone Gossard (guitarra) e Jeff Ament (baixo). A chegada do vocalista Eddie Vedder, o lançamento de "Ten" (1991), a briga com o Nirvana, a ruptura com a Ticktmaster e a tragédia na Holanda, em um show de 2000 no Roskilde Festival, quando nove pessoas morreram.

No Brasil /Com mais de 60 milhões de CDs vendidos, a banda tocará nos dias 3 e 4 de novembro no Estádio do Morumbi, recordando todos os seus sucessos. O grupo tocou pela primeira vez no país em 2005.


'Nevermind', a última revolução no rock
Quando "Nevermind" chegou às lojas , no dia 24 de setembro de 1991, ninguém - banda, o selo Sub Pop, ou os próprios integrantes da banda - esperavam o efeito devastador que o álbum causaria mundialmente. Com suas 12 faixas temperadas com ira juvenil, entrou no número 1 das paradas em janeiro de 1992, empurrando, quem diria, Michael Jackson e seu "Dangerous" para o segundo lugar. Vinte anos depois, a obra é revisitada com um box especial e com diversas comemorações mundo afora. A revista americana "Spin", por exemplo, lançou um disquinho com diversas versões de canções como "Smells Like Teen Spirit" , "In Bloom" e "Come As You Are". Artistas desconhecidos como Vaselines e Meat Puppets dão o seu recado.

Mas a grande cereja do bolo é a edição quintupla, que será lançada no final de outubro nos Estados Unidos . Nela, constam quatro CDs, com o disco, remixes, sobras de estúdios, um show ao vivo, além de um livro com diversas fotos inéditas. O DVD traz o mesmo show ao vivo no Paramount Theatre, de 31 de outubro de 1991, mais quatro clipes.
"Nevermind" catapultou o cenário independente para o mainstream. Gravadoras queriam encontrar seu novo Nirvana, sua nova Seattle.
Kurt Cobain se matou com um tiro na cabeça, no dia 5 de abril de 1994, menos de três anos depois de lançar sua obra-prima. O legado de Kurt seguiu com o Foo Fighters, banda do baterista Dave Grohl. Já o baixista Krist Novoselic tentou ser político, desistiu e participou do último disco do amigo Grohl. "Nevermind" foi um dos últimos sopros de revolução na música. Quem será o próximo?